terça-feira, 8 de outubro de 2019

BARRAGEM CRESO BEZERRA DE MELO





Nasceu em São José de Mipibu, Estado do Rio Grande do Norte, no dia 26 de abril de 1914, sendo filho de Severino Bezerra de Melo e Judith Bezerra de Melo.
          Fez seus estudos primários a princípio naquela cidade, concluindo-os em Natal, a partir de 1922.
          Em 1930, terminou seu Curso de Madureza, tendo, no ano seguinte, 1931, ingressou na Faculdade de Medicina do Recife.
          Formou-se em Medicina no ano de 1936 (dezembro), já casado com d. Iracema Guedes de Souzan natural de Santa Cruz.

          Veio, então, clinicar na cidade de Ceará-Mirim, onde lhe nasceu a primeira filha - Maria Lúcia.
          Ainda estudante de Medicina, no Recife, fez concurso para escriturário da Alfândega, sendo nomeado para o referido cargo.
          Deixando Ceará-Mirim, fixou residência no TOO de Janeiro, por algum tempo, exercendo o seu emprego de escriturário da Alfândega e praticando a Medicina.
          Logo, porém, voltou a Natal, trazendo já o segundo filho, Luciano.
          Em Natal, dedicou-se ao exercício da sua profissão médica, sendo um dos fundadores da então Policlínica do Alecrim, depois Hospital "Prof. Luiz Soares".
          Nasceram-lhe em Natal os filhos Laércio, Edna, Mércia e Flávio.
          Sob a influência do seu tio Ubaldo Bezerra de Melo, ingressou na política estadual, no antigo Partido Social Democrático, tendo sido eleito Deputado Estadual à Assembléia Constituinte de 1947, que fez a Constituição do Estado de 1947. Exerceu, nessa legislatura, as funções de líder do Governo, tendo destacada atuação como Deputado.
          No Governo Sylvio Pedrosa, em 1951, foi nomeado Prefeito da Capital, cargo que exerceu com elevado espírito público.
          Candidatou-se, em 1954, a Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte, não logrando votação suficiente para eleger-se.
          Na qualidade de Suplente, foi convocado, por duas vezes, para a Câmara Federal, exercendo plenamente o mandato de Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte.
          Já então, voltara a transferir sua residência para o Rio de Janeiro e reassumira suas funções da Alfândega da mesma cidade, com intensa atividade.
          Em 1960 foi acometido de um primeiro enfarte, de que se recuperou, voltando às suas funções na Alfândega e ao exercício da Medicina.
   Com a saída debilitada, porém, veio a aposentar-se, dedicando-se mais, daí em diante, aos afazeres domésticos e familiares, até a morte súbita, que o surpreendeu no dia 26 de setembro de 1976, aos 62 anos de idade.
FONTE - INSTITUTO JOSÉ MACIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, MOSSORÓ-RN, COM 79 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS. STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, MOSSORÓ-RN, 12 DE SETEMBRO DE 2018